Uma das técnicas queridinhas atualmente é o microagulhamento, também conhecido como Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA). Esse procedimento consiste na utilização de microagulhas para perfurar as camadas da pele, estimulando assim a produção de colágeno facial.
As pequenas lesões causadas na pele pela agulha, de forma controlada e em locais específicos, faz com que o corpo produza mais colágeno a fim de restaurar a pele danificada, resultando na regeneração natural da pele, e na diminuição de diversas marcas, como rugas, pés de galinhas, e até cicatrizes.
Esse tratamento pode ser feito com diferentes equipamentos, mas o objetivo é sempre o mesmo: tratar os diversos problemas que a pele pode apresentar. O microagulhamento é muito versátil, e pode auxiliar em vários tratamentos, como: cicatrizes de acne, estrias, poros abertos, flacidez, calvície, e manchas escuras que podem surgir na pele.
Podemos ainda durante esse procedimento aplicar ativos (clareadores, hidratantes, estimulantes do couro cabeludo) que penetram nos canais formados pelas microagulhas e potencializam o seu resultado, num processo chamado drug-delivery.
Após o procedimento, alguns cuidados devem ser tomados como cremes especiais e uso de filtro solar.